Apresentação

A Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT) é um evento realizado anualmente, organizado por professores dos cursos de Engenharias e Computação, tendo como objetivo geral unir estudantes, professores, profissionais, empresas e demais interessados em Engenharia e Computação para pesquisar e discutir sobre temas atuais e de grande impacto na sociedade, tornando-se um espaço de troca de informações e ideias.

 

 OBJETIVOS

 

  • Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por professores e estudantes de graduação.
  • Divulgar os trabalhos acadêmicos de excelência.
  • Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para a formação dos participantes.

 

SICIT: divulgando conhecimento, partilhando experiências!

 

SICIT

 

JUSTIFICATIVA1


1Adaptado do texto elaborado por Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ex-Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG e atualmente Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.

  • O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado em atividades desenvolvidas durante as aulas. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto.
  • Assim, o desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje o importante é “dominar o desconhecimento”, ou seja, estando diante de um problema para o qual não se tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar as respostas por meio de pesquisa.
  • Não será fazendo dos alunos meros depositários de informações que se estará formando cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos estudantes.
  • É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em atividades científicas e tecnológicas se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.
  • Com isso, o aluno aprende a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos, seja por meio da realização de estágios curriculares, de trabalhos de curso e iniciação científica.
  • Portanto, a Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT) faz parte do esforço de valorização destas atividades, proporcionando ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho às comunidades universitária, empresarial e outras.