Fisioterapia

CURSO DE FISIOTERAPIA

O curso - O foco do curso de bacharelado em Fisioterapia é a formação do Fisioterapeuta, profissional da área de  saúde, de cunho generalista, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, ou seja, promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.

A estrutura curricular do curso está baseada na integração teórico-prática, desde o primeiro período. Abrange conhecimentos de áreas biológicas básicas,  humanas e de formação profissional específica. Esta inicia-se com o estudo do processo de fundamentação histórica, teórica e metodológica da Fisioterapia, para, depois, introduzir disciplinas que abordam o objeto de estudo - movimentohumano - e os recursos fisioterápicos. A seguir, evolui para a análise das diferentes patologias que determinam disfunções passíveis de abordagem fisioterápicas e conclui com disciplinas clínicas, realizadas sob a forma de estágio supervisionado, em ambulatórios, hospitais e comunidades.  

 

O Fisioterapeuta é um profissional liberal e autônomo que atua nos diversos níveis de atenção à saúde, utilizando-se do movimento, de recursos físicos e naturais - água, luz, calor, frio, eletricidade - e de técnicas próprias que o capacitam para o entendimento do indivíduo, objetivando prestar-lhe assistência não só no sentido de sua recuperação física e funcional, mas em outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a situação, sua totalidade biopsicossocial e preservando-lhe a qualidade de vida. A partir do diagnóstico clínico, ele avalia o cliente, prescreve e executa o tratamento, estabelece as suas etapas, os métodos, técnicas e recursos apropriados a cada caso específico, trata o cliente e reavalia sistematicamente seu trabalho, pelo qual é o único responsável. Relaciona-se, cooperativamente, com os demais membros da área da saúde ou outras áreas profissionais. O processo terapêutico em Fisioterapia concretiza-se, primordialmente, pela existência do binômio terapeuta/paciente, estabelecendo-se por meio dele.

 

O Fisioterapeuta pode atuar nas seguintes especialidades: Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria e nas áreas de esportes, estética, saúde pública e saúde do trabalhador, podendo essa atuação se fazer em: centros comunitários; centros de reabilitação; centros de saúde; clínicas; clubes esportivos; consultórios; creches; domicílio dos clientes; empresas; estabelecimentos de ensino superior; hospitais.

 

Clique aqui para acessar a GRADE E CORPO DOCENTE


Clique aqui para acessar o PROJETO PEDAGÓGICO