PROUNI - Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudos

O programa Universidade para todos – PROUNI rompeu de vez a limitação imposta pela condição econômica e abriu oportunidade para que estudantes ingressem, cada vez mais, nas instituições de ensino superior. Nunca é demais repetir: não basta democratizar o ensino, é preciso promover a inclusão social com a devida qualidade.
 
Dentro desta premissa, a Fundação Universidade de Itaúna, entidade comunitária e beneficente de assistência social, na condição de mantenedora da Universidade de Itaúna, participa do Programa Universidade para Todos – PROUNI, desde sua criação por meio da Medida Provisória nº 213, de 10/09/2004.
 
Na Universidade de Itaúna, as bolsas de estudo do PROUNI são concedidas na proporção de uma bolsa integral para cada nove alunos pagantes dos cursos de graduação, e obedece a seleção de candidatos feita pelo MEC, com base nas provas do ENEM, a situação socioeconômica dos alunos, além de outros critérios estabelecidos na legislação própria.
 
Além de participar do PROUNI, a Universidade de Itaúna mantém seu próprio programa de bolsas de estudo parciais, cuja concessão leva em conta, dentre outros, o critério da carência dos alunos beneficiados.