Biblioteca Central


Apresentação

A Biblioteca Central tem como finalidade facilitar o acesso e a divulgação da informação por meio da pesquisa e colaborar sempre com os processos de formação do conhecimento, a fim de contribuir com as atividades acadêmicas na consecução dos objetivos desenvolvidos pela Instituição. A biblioteca dispõe de avançados recursos tecnológicos que lhe permite selecionar, adquirir, organizar, recuperar, conservar e disseminar as informações de forma rápida.

Localizada no Campus Verde da Universidade de Itaúna, ocupa uma área de 1.994,14 m2, em edificação arquitetonicamente planejada, de estrutura moderna e bem equipada, proporcionando um ambiente agradável para estudo e pesquisa.
Inaugurado em 2000, o novo prédio acolhe alunos, professores, funcionários e a comunidade itaunense, que contam com um acervo de mais de 150 mil exemplares das diversas áreas do conhecimento humano.

Para o gerenciamento dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central, foi implantado, em 2001, o Sistema Integrado de Bibliotecas – Pergamum. Os usuários do sistema podem interagir em tempo real com a nossa base de dados através da internet, ou seja, os acessos para consultas bibliográficas e por usuários. Reservas e renovações de materiais do acervo, sugestões para aquisições e comentários podem ser realizados a partir de qualquer equipamento, desde que conectado à rede mundial de computadores.

Horário de atendimento da Biblioteca Central:
segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h20 aos sábados de 7h30 às 11h30.

Nossas bibliotecas setoriais:

*
Biblioteca Setorial do Campus Avançado de Almenara
*Biblioteca Setorial do Campus Avançado de Lagoa da Prata

Organização do acervo

Os usuários têm acesso livre às estantes. A organização do acervo nas prateleiras inicia-se na parte superior da estante, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Usamos o Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) para a classificação do acervo e o  formato MARC ( Machine Readable Cataloging ) – padrão internacional de catalogação, que permite o intercâmbio de informações entre acervos bibliográficos em nível mundial .

As instalações incluem sala de internet, videoteca, áreas reservadas para estudo individual ou em grupo e sala de mestrado.

Política de atualização e informatização

O acervo da biblioteca do curso é atualizado, tanto pela aquisição de novos títulos, como pelo descarte de títulos obsoletos ou danificados.

Tanto o corpo docente, quanto o corpo discente, poderá solicitar a aquisição de novos títulos que serão avaliados e verificada a adequabilidade e possibilidade de compra.

A política de desenvolvimento de coleções visa a estabelecer:

                   I.      Critérios para seleção: que abordem o conteúdo dos documentos, a adequação ao usuário e aspectos adicionais do documento;

                    II.     Fontes para seleção: variados tipos de bibliografias gerais e específicas, catálogos, guias de literatura, opinião dos usuários e outros;

                   III.    Responsabilidade pela seleção: qualitativa, feita em cooperação com a bibliotecária responsável e o corpo docente; quantitativa, material que faça parte da lista da bibliografia básica;

                  IV.    Prioridade de aquisição: bibliografia básica e complementar de livros e obras de referência; assinatura de periódicos cujos títulos já fazem parte da lista básica, conforme indicação dos docentes; documentos e materiais para desenvolvimento de pesquisa, materiais para dar suporte técnico a outros setores da Instituição;

                   V.    Doações: será analisada a autoridade do autor, editor e demais responsabilidades, atualização do tema abordado no documento, estado físico do documento, documentos de interesse para a Universidade, relevância do conteúdo para a comunidade universitária e indicação do título em bibliografias.

    No caso de periódicos serão aceitos para completarem falhas; em caso de não existência do título, serão aceitos somente aqueles cujo conteúdo seja adequado aos interesses da comunidade universitária; indexação do título em índices e abstracts; citação do título em bibliografias;

                  VI.    Descarte de livros: inadequação, desatualização, condições físicas e duplicatas.

A Instituição vem fazendo contínuos e vultosos investimentos em sua infraestrutura de informática, procurando manter-se sempre atualizada nesse importante ramo tecnológico, podendo-se dizer que todos os setores estão informatizados e interligados com fibra óptica.   

Os equipamentos de informática localizados na Biblioteca, que dão suporte às respectivas atividades, dispõem de equipamentos de alto padrão, além de um banco de softwares continuamente atualizado.

É, pois, constante a preocupação com a manutenção e a necessidade de ampliação contínua da rede de informática, com vistas à melhoria do acesso às bases de dados.

Serviços

Como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a biblioteca oferece os seguintes serviços aos seus usuários.

COMUT
BIREME
CAPES


Serviço de busca e obtenção de cópias de artigos de periódicos, teses, monografias, dissertações.
Contato:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Empréstimo domiciliar

Permite retirar o material por prazo pré-determinado, conforme a categoria do usuário. É necessária a apresentação de documento oficial com foto, juntamente com a senha pessoal.

Alunos de graduação e funcionários podem retirar três obras de títulos diferentes por sete dias.

Alunos de pós-graduação (especialização e mestrado) podem retirar até cinco obras de títulos diferentes pelo prazo máximo de 15 dias.

Professores podem retirar até cinco obras de títulos diferentes pelo prazo máximo de 10 dias.

Todos os empréstimos podem ser renovados, se não houver reservas.
À comunidade será permitida somente consulta “in loco”.

Fotocópias

Encontra-se à disposição dos usuários uma sala de reprografia na Biblioteca Central.

Pesquisa bibliográfica

Pode ser feita através da consulta ao catálogo on-line, na ilha de pesquisa da biblioteca ou pela internet.

Reserva e renovação

A reserva pode ser feita pelos terminais na ilha de consulta ou pela internet. Os livros disponíveis não aceitam reserva. O número de reservas não pode ultrapassar a quantidade de livros que o usuário pode retirar. O usuário recebe e-mail quando o exemplar estiver disponível na biblioteca. Para isso, o cadastro deve estar atualizado. Para atualizá-lo, enviar e-mail para
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Não são aceitas renovações de empréstimos de livros com reserva. Nos casos de atraso nas devoluções, é cobrada uma comissão de permanência por atraso (por dia e por obra), que deve ser quitada para posteriores empréstimos.

Visitas orientadas

Os grupos previamente agendados serão recebidos e orientados sobre as normas, distribuição, organização, acesso ao acervo e serviços oferecidos pela biblioteca.

Acervo por área de conhecimento

Especificação

Livros

Periódicos

 

 

 

Títulos

Exemplares

Nacionais

Estrangeiros

Vídeos

Cd Rom’s

Ciências Exatas e da Terra

3.799

13.714

570

96

15

121

Ciências Biológicas

1.685

4.385

1.110

805

27

48

Engenharias

4.581

14.931

1.329

1.061

20

53

Ciências da Saúde

4.696

7.090

1.372

2.241

54

54

Ciências Agrárias

321

1.798

453

46

05

05

Ciências Sociais Aplicadas

17.319

4.570

4.747

1.094

65

346

Ciências Humanas

15.490

51.245

4.503

2.585

26

99

Linguística, Letras e Artes

5.559

20.089

523

163

32

61

Multidisciplinares

2.478

13.322

15

    02

           ----

       ----

Total

55.928

183.144

14.622

8.093

244

787

Contatos

Bibliotecárias
Anicéia Ap. de Resende Ferreira – CRB-6/2239
Maria José Pereira Nunes – CRB-6/655

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Links

Sites recomendados pela biblioteca.

Biblioteca Nacional -
www.bn.br
BIREME –
www.bireme.br
British Library –
www.bl.uk
CAPES -
www.periodicos.capes.gov.br
CNPq –
www.cnpq.br
IBGE –
www.ibge.gov.br
IBICT –
www.ibict.br
ISBN –
www.bn.br
ISSN –
www.ibict.br/secao.php?cat=ISSN     
Library of Congress -
www.loc.gov
MEC –
www.mec.gov.br
PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas –
www.pergamum.pucpr.br
SciELO -
www.scielo.br
Ministério da Educação - www.dominiopublico.gov.br