Pesquisa de Docente - Edital

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE APOIO, FOMENTO E ACOMPANHAMENTO À PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA – PAFAP - AGOSTO/2012

 

A Universidade de Itaúna torna público que a partir da presente data até dia 19 de outubro de 2012 será realizado o processo de seleção de projetos de pesquisa para integrarem o seu Programa de Apoio, Fomento e Acompanhamento à Pesquisa (PAFAP-UI), para o ano de 2012.

 

Regras para participação no PAFAP:

1.     Poderão integrar o PAFAP projetos de pesquisa apresentados por professores da Universidade de Itaúna, com titulação de doutorado ou mestrado, e que tenham dedicação integral ou parcial (20 horas ou mais).

 

2.     Poderão integrar a equipe de pesquisa os professores acima referidos e também alunos de graduação e de pós-graduação, desde que regularmente matriculados na Universidade de Itaúna.

 

3.     Alunos de graduação participantes da equipe de pesquisa não poderão estar participando de outro projeto.

 

4.     Os projetos recomendados serão desenvolvidos no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, podendo ser prorrogados por até seis meses.

 

5.   Poderão ser concedidos benefícios institucionais, desde que haja disponibilidade orçamentária própria e específica.

5.1 - não serão concedidas bolsas para docentes em tempo integral/parcial (20 horas ou mais), uma vez que a atividade é inerente ao regime de dedicação.

 

6.     As propostas deverão ser submetidas através de formulário próprio, protocoladas em três vias, juntamente com um CD contendo os arquivos, entregues nas dependências do NAFAP-UI (Central de Ensino II) no período de inscrição (até 21 de setembro de 2012), nos horários de 07h30min as 11h00min e de 13h30min as 17h00min. Submissões eletrônicas ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) serão aceitas, excetuando-se os documentos que necessitem assinatura, sendo estes obrigatoriamente entregues nas dependências do NAFAP.

 

7.     Os projetos serão selecionados de forma igualitária para as quatro áreas do conhecimento.

 

8.     Não será aceita, sob nenhuma justificativa, a submissão de projetos por pesquisadores envolvidos em projetos em andamento que apresentem pendência(s) junto ao NAFAP e/ou ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Itaúna (CEP-UI).

 

9.     A avaliação dos projetos de pesquisa observará os critérios listados a seguir:

 

·         enquadramento nas linhas de pesquisa da Universidade de Itaúna (ver Anexo 1.)

·         clareza na apresentação da proposta e de seu objeto de pesquisa;

·         justificativa que demonstre a relevância do tema;

·         adequação teórica da proposta;

·         metodologia condizente com os objetivos da proposta;

·         experiência do coordenador;

·         viabilidade orçamentária;

·         viabilidade de execução do projeto no período proposto.

  

10. CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

 

Os coordenadores dos núcleos de pesquisa, com o auxílio de pareceristas “ad hoc”, procederão à seleção dos respectivos projetos de sua área. Nesta seleção serão computados até 60 pontos para o projeto de pesquisa e até 40 pontos para as publicações do Professor Coordenador, dedicação integral da UI, computadas nos últimos cinco anos segundo o sistema WebQualis da CAPES.

 

 11. Os projetos que envolvam seres humanos serão simultaneamente submetidos à apreciação do CEP-UI. A aprovação de tais projetos pelo referido órgão é pré-requisito para a integração dos mesmos ao PAFAP e tem como critério a adequação da metodologia às normas que regulamentam a pesquisa em seres humanos.

 

Para maiores informações, consulte o site da Comissão Nacional de Saúde: www.conselho.saude.gov.br. O PAFAP não aceitará projetos de pesquisa de professores que tenham pendências junto ao CEP.

 

12. É obrigatória a apresentação dos projetos e/ou de resultados parciais ou finais e a participação de seus integrantes nos Encontros de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade de Itaúna”.

 

13. É obrigatória a apresentação de relatório mensal de atividades, a ser entregue na secretaria do NAFAP até o dia 20 de cada mês independentemente do projeto em andamento ter sido contemplado com bolsa ou auxílio financeiro.

13.1 - poderão, eventualmente, ser concedidas bolsas de iniciação científica de fontes externas à universidade de Itaúna (empresas públicas e privadas parceiras e órgãos de fomento governamentais:  FAPEMIG, CNPQ e outros).

 

14. Documentos indispensáveis para a submissão dos projetos (encaminhados obrigatoriamente em três vias)

 

·        Projeto de pesquisa, conforme formulário próprio (versão 2007) disponível na página da Universidade de Itaúna na Internet.

·        Termo de compromisso assinado pelos participantes do projeto de pesquisa.

·        Currículo personalizado do professor responsável pelo projeto (plataforma Lattes – CNPq),conforme esquema em anexo, dentre professores dedicação integral na UI (anexo 2).

·        Currículo vitae dos alunos (Plataforma Lattes – CNPq).

·        Histórico escolar dos alunos.

·        Assinatura do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa pelo aluno que será contemplado com a bolsa de iniciação científica.

 

15. Documentação para submissão de projetos ao CEP/UIT

(1) uma via do formulário A (cadastro de projeto). (1) uma via do formulário B (cadastro de pesquisador). (1) uma via da folha de rosto (Ministério da Saúde), devidamente preenchida e ASSINADA. Três (3) vias do projeto de pesquisa, para o qual deverá utilizar o protocolo de pesquisa do CEP. Três (3) vias do termo de consentimento livre e esclarecido (modelo do CEP). Uma carta de encaminhamento ao presidente do CEP (contendo as devidas assinaturas). Toda a documentação apresentada em meio impresso deverá ser apresentada em meio digital.

 

Protocolos com documentação incompleta ou preenchimento incorreto não serão aceitos para avaliação, conforme instrução normativa do CONEP. A documentação solicitada encontra-se disponível na página da Universidade de Itaúna.

 

16. Calendário:

·         Submissão dos projetos: da presente data até 21 de setembro de 2012.

·         Avaliação dos projetos: de 21 de setembro a 18 de outubro de 2012.

·         Divulgação do resultado: 19 de outubro de 2012.

 

O presente edital deverá ser disponibilizado no sítio eletrônico da Universidade de Itaúna, e afixado em todos os quadros de avisos (diretórios acadêmicos, salas de aulas, salas de professores, secretarias etc.)

 

Itaúna (MG), 13 de agosto de 2012.