Política de Nivelamento

NÚCLEO DE ESTUDOS DE NIVELAMENTO ACADÊMICO
 
Clique aqui para ver o Calendário                                        Clique aqui para ver o Cronograma
 
 
O QUE É O NÚCLEO DE NIVELAMENTO ACADÊMICO?

O Núcleo de Estudos de Nivelamento Acadêmico é o órgão executor da Política de Nivelamento da Universidade de Itaúna.
 
O Nivelamento é um Curso de Extensão Universitária, que tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas e fortalecer os conhecimentos que capacitarão os alunos a acompanhar e melhorar seu desempenho nas disciplinas da matriz curricular de seu curso.
Objetiva desenvolver conteúdos do Ensino Médio que não estão suficientemente compreendidos pelos estudantes da graduação e que dificultam o processo de construção de novos conhecimentos.
 
 
COMO FUNCIONA?
 
O Núcleo de Nivelamento é organizado através de Módulos de aprendizagem. Cada Módulo conta com um programa de conteúdos específicos. Os Módulos serão oferecidos nas modalidades on-line e/ou presencial.
 
QUE MÓDULOS SERÃO OFERECIDOS?
 
Serão oferecidos conteúdos nas áreas de Português, Matemática, Ética, Física, Química, Biologia e Oficina de Redação.
 
QUEM PODE PARTICIPAR?
Atenderá indistintamente a todos os alunos ingressantes da Universidade de Itaúna e também, em havendo vagas, aos alunos veteranos que, por iniciativa própria, ao verificarem os módulos oferecidos, perceberem que apresentam dificuldades ou necessidades pertinentes a determinado conteúdo e se interessarem em fixar e ou adquirir conhecimentos.

COMO PARTICIPAR?

As inscrições para os Módulos de aprendizagem podem ser realizadas na Secretaria do respectivo curso de graduação, em formulário próprio, em um prazo mínimo de 3 dias anteriores ao início do Módulo.
 
QUAL É O PERÍODO DE INSCRIÇÕES
Os Módulos serão divulgados aos alunos nos murais e no site da Universidade de Itaúna através de:
a)    Calendário específico do Núcleo de Estudos
b)    Cronogramas com os módulos a serem ministrados.
 
QUEM MINISTRARÁ AS AULAS?
As aulas serão ministradas por professores da instituição.
 
QUAIS OS DIAS E HORÁRIOS DOS MÓDULOS DE APRENDIZAGEM?
Manhã (de 8hs às 9hs e 40 min)
Tarde (de 17hs às 18hs e 40 min)
Noite (de 19hs às 20hs e 40 min)
 
LOCAL
O Núcleo de Estudos funcionará no Anexo à Central de Ensino II (Núcleo de Pós graduação) para a maioria das atividades e nos laboratórios, de acordo com a necessidade do conteúdo, a disponibilidade do local e a possibilidade institucional.
 
Critérios para funcionamento
 
  • O Núcleo de Estudos funcionará nos turnos da manhã, tarde e noite, de forma a atender a demanda existente.
  • O horário efetivo das atividades, será disponibilizado no site da universidade de Itaúna www.uit.br e afixado nos murais destinados a este fim em todas as Centrais de Ensino da Instituição.
  • Os horários de funcionamento do Núcleo de Nivelamento não poderão coincidir com os horários das aulas regulares do respectivo curso, nem com os das atividades de avaliações do período regular em que o aluno se encontra matriculado.
  • Em hipótese alguma o nivelamento poderá gerar ônus ao aluno.
  • O aluno que não demonstrar interesse em participar e / ou prejudicar as atividades propostas será desligado do projeto.
  • O aluno deverá ter efetiva pontualidade, com o registro das presenças.
·        O aluno que participar com aproveitamento do Módulo, receberá uma Declaração e as horas de sua efetiva participação poderão ser computadas para efeito de integralização das Atividades Complementares, segundo as exigências do Curso.