Medalha Nacional de Acesso à Justiça

O professor da Universidade de Itaúna e Promotor de Justiça, Gregório Assagra de Almeida, receberá a Medalha Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça.

O Professor receberá a Medalha Nacional de Acesso à Justiça, a ser conferida anualmente pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça às pessoas físicas e jurídicas que se distinguiram pela prestação de contribuições relevantes para a promoção, ampliação e democratização do acesso à Justiça no Brasil.

A Solenidade será realizada no dia 18 de dezembro de 2014, quinta-feira, às 10h00, no Salão Negro do Ministério da Justiça. Na oportunidade também será feita homenagem ao Ministro da Justiça, Dr. Márcio Thomaz Bastos.

Gregório Assagra de Almeida atuou como assessor de Projetos e de Articulação interinstitucional perante a Secretaria de Reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça, de agosto de 2012 até maio de 2014, onde apresentou e trabalhou em importantes Projetos Nacionais, especiamente o Projeto Atlas do Acesso à Justiça, o Projeto Coleção Acesso à Justiça e Transformação Social, o Manual de Acesso à Justiça para o Mercosul e Países Associados, o Projeto Prevenção e Redução de Litígios, o Projeto Diálogos da Justiça, atuando também na Escola Nacional de Mediação e de Conciliação, na Proposta de Reforma do Ensino Jurídico no País, na estruturação do Centro de Estudos Sobre o Sistema de Justiça – CEJUS, exercendo muitas outras atividades importantes.. Além disso, Gregório Assagra ajudou na elaboração do Manual de Negociação e de Mediação para o Ministério Público, que será lançado no dia 17.12.2014 pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, atuando também como integrante do grupo de trabalho que elaborou a proposta que resultou na Resolução de Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do Ministério Público, aprovada pelo Conselho Nacional do Ministério Público no dia 01.12.2014.

 

A Universidade de Itaúna, por intermédio da sua Reitoria, assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Justiça que, ao lado do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, contribui para os trabalhos do Professor Gregório Assagra de Almeida na Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

 O Promotor de Justiça e Professor Gregório Assagra de Almeida leciona na Universidade de Itaúna desde 1998. Gregório foi Coordenador do Mestrado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna. É autor de várias obras jurídicas. É mestre e doutor em direito pela PUC-SP e atualmente cursa seu pós-doutoramento na Universidade de Syracuse, Estado de Nova Iorque, Estados Unidos.