Alunos do curso de Medicina conquistam prêmio em Congresso Internacional

 

A quarta edição do Congresso Brasileiro Internacional de Estudantes de Medicina , BRAINCOMS - 2015, ocorreu entre os dias 15 a 17 de outubro. O evento foi criado em 2012, por alunos da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM / UNIFESP). O Congresso recebe muitos estudantes estrangeiros e tem como foco o fluxo internacional de conhecimento na área médica, ressaltando as principais “atualizações” científicas desenvolvidas por profissionais ainda em formação.

 

Entre os diversos estudantes de medicina de todo o mundo, os acadêmicos da Universidade de Itaúna se destacaram. O pôster científico intitulado “Early sepsis incidence and risk factors in newborns from a neonatal unit of Belo Horizonte in 2014” foi desenvolvido por Higor Kenedy Ramos, Juliana Andressa Lopes Silva, Letícia Monteiro Ribeiro e Marina Guimarães Ribeiro, sob a orientação da docente Dra. Síura Borges. O trabalho, premiado como o melhor dentre os estudos de pediatria, foi desenvolvido com o objetivo de estudar a incidência de sepse precoce e seus fatores de risco em recém-nascidos admitidos na Unidade Neonatal da Maternidade Odete Valadares (Belo Horizonte/MG), em 2014.

 

Em tempos de valorização da prática clínica, muitas vezes, em detrimento de investimentos em pesquisa científica, tal premiação é um estímulo para que mais estudantes enveredem por essa vertente.