Culinária mineira: seus mistérios, suas histórias seus sabores e sua influência na elaboração da identidade cultural

Os Professores: Arnaldo de Souza Ribeiro - Universidade de Itaúna – UIT; Margareth Vetis Zaganelli - Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e Vandeir José da Silva; Giselda Shirley da Silva e Maria Célia da Silva Gonçalves - Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance (TRANSE) SOL/ Universidade de Brasília-UnB, apresentaram trabalho acerca da temática supramencionada no VII Congresso da Associazione Italiana de Storia Urbana AISU  que teve como marco teórico: Il cibo e la città.

        O Congresso realizou-se nos dias 02 a 05 de setembro de 2015, ocasião em que pesquisadores da europa e das americas apesentaram seus trabalhos acerca da história da culinária, evolução, implicação social e juridica, bem como as formas de enfrentar a escassez alimentar no futuro e as influências da alimentação na saúde, meio ambiente e cultura. 

        O Congresso realizou-se na Universidade dePadova, localizada na cidade de Pádua. Encontra-se entre as mais importantes da Itália, a Universidade foi fundada em 1222. Desse modo, também, uma das mais antigas do mundo. Em 2007 contava com aproximadamente 63.000 estudantes e 2.350 docentes. Registre-se que são seus egressosNicolau Copérnico e Galileu Galilei.

        Em 2017, a Associazione Italiana de Storia Urbana AISU promoverá o VIII Congresso, no qual os pesquisadores voltarão a debater temas ligados às cidades, história, direito, saúde, cultura, sustentabilidade e meio ambiente.